sábado, 6 de outubro de 2018

II IMERSÃO da NOROESTE FLUMINENSE



Neste dia 20 de setembro, a Diretoria Regional Pedagógica Noroeste Fluminense fez da II IMERSÃO para Análise de Resultados e Planejamento Estratégico uma Festa da Primavera cheia de cores, de perfumes, sabores e de saberes.
A DRP entregou a cada UE um certificado de reconhecimento do trabalho realizado com dedicação e empenho na busca da excelência educacional que se vê que se mede no SAEB 2017.
Na média, as escolas da Noroeste atingiram Ideb de 4,7 no EF Anos Finais e 4,2 no EM.

A vitoriosa parceria entre DRP e AAGEs criou uma animada Gincana Pedagógica em que a busca do conhecimento sobre assuntos como Conselho de Classe, EMTI, Lançamento de Notas, Progressão Parcial, Recuperação de Estudos etc. foi realizada de modo descontraído, instigante e apaixonante.





Espaço e Tempo de privilégio do trabalho colaborativo realizado pelos 5 grandes TIMES constituídos por gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores articuladores.

Recebemos a ilustre visita de Fábio Júnior - DRP da Regional Norte Fluminense - que veio apreciar nossa Imersão.



Na oportunidade, as escolas da Noroeste foram agraciadas pela escritora Suely de Paula Coutinho com exemplar da obra "A Árvore do Graças a Deus" sua mais recente publicação.


A Gincana Pedagógica foi organizada em TIMES para a promoção do trabalho colaborativo na interação entre as unidades escolares no âmbito da Regional. Assim, ficou garantido que cada um dos times tivesse escolas que ofertam as diversas modalidades de ensino e todos puderam ensinar e aprender.

Tivemos 5 Times com nomes definidos pela cor que representam: Time Vermelho, Time Azul, Time Verde, Time Amarelo, Time Rosa.


A primeira tarefa da competição - pegar um galináceo - deu logo o tom de que a metodologia para a aprendizagem seria a dos jogos e brincadeiras. 



A cada tarefa, os Times apresentavam os líderes da rodada.







Todos os Times tinham entre seus integrantes, escolas que já atuam na modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral com ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho – EMTI - e também escolas selecionadas para ofertarem o programa em 2019. 
Uma tarefa emblemática foi a que permitiu a troca de experiência entre os gestores e suas equipes no esclarecimento de dúvidas em relação à modalidade EMTI.


Cada Time teve 20 minutos para entrevistar gestores de escolas de Tempo Integral e registrar as respostas às principais dúvidas. Assim, ao final, em plenário, todos puderam apresentar o resultado da pesquisa em forma de entrevista.

Seguramente, a entrega das tarefas prontas foram momentos eletrizantes para os Times, os jurados e a organização.


As duas últimas tarefas - "Paródia sobre o Setembro Amarelo" e "Desfile dos TIMES com Grito de Guerra" - lacraram a Gincana e mostraram a criatividade e o foco dos times na realização dos objetivos e projeções.










Gestores escolares e equipes técnico-pedagógicas mostraram um pouco do quanto são capazes de liderar times e animar jovens.







Protagonismo gestor!








  




Demonstração de apreço e compromisso com a gestão escolar.








Muita inteligência emocional articulada!










 A espera pelos resultados se tornou uma animada brincadeira de roda!











O TIME AZUL conseguiu somar o maior número de pontos no conjunto das tarefas e sagrou-se campeão numa gincana em que TODOS ganharam.

A DRP NOROESTE FLUMINENSE marcou o ponto TAREFA CUMPRIDA no Planejamento Estratégico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário