quinta-feira, 23 de março de 2017

"Ora (direis) ouvir estrelas!" lá em Itaocara

Colaborou Luis - 15/3/2017 20:55

O projeto “De olho nas estrelas” envolveu a participação de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do C. E. Frei Tomás, com o objetivo de despertar o interesse para o conhecimento do sistema solar, sobretudo no que diz respeito às recentes descobertas de novos planetas tão propaladas pelos meios de comunicação.



No horizonte de objetivos dos organizadores, está também a divulgação de mais uma edição da OBA -  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -, que ocorrerá nos dias 18 e  19 de maio de 2017 para a qual a escola se inscreveu e quer fazer bonito.



 Tudo isso junto motivou o empenho dos professores Carlos Eduardo Sanches, Cátia Toledo Piza, Claryssa Muniz Buncker e Michelle Felizardo que, apoiados pelos gestores escolares, se esmeraram no planejamento e na execução do projeto.




Para realizar o “De olho nas estrelas”, alunos e alunas construíram maquetes do sistema solar, réplicas de lunetas, cartazes, dentre outros artefatos típicos da observação sideral. Na culminância, deste dia 15 de março, os discentes assistiram a uma apresentação em slides sobre o assunto, uma audição musical com alunos do 6º ano, também viram um vídeo sobre a origem dos nomes dos planetas. No encerramento, foi feita a observação da Lua com o uso de uma luneta adquirida pela escola na participação da OBA/2014. 


A noite foi especial! Muito proveitosa! Diríamos que uma noite para ouvir estrelas! E contou com a participação dos alunos e seus responsáveis, e funcionários da escola. Recebemos ainda a visita de alunos do polo CEDERJ e outras pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário