segunda-feira, 20 de março de 2017

Nasce a REDENORO


Neste dia 15 de março, no auditório do CE Romualdo Monteiro de Barros, reuniram-se todos os gestores escolares, em atendimento ao convite da diretoria regional pedagógica, para o encontro de inauguração da REDENORO - Rede de Colaboração entre os Gestores Escolares da Regional Noroeste Fluminense.


A manhã teve início com um momento de confraternização entre todos incitado pelo videoclip da música "Dentro de um abraço" (Jota Quest) em que foram mescladas fotografias recentes de eventos na regional e nas escolas.

Nossa DRP apresentou o convidado especial - professor Ms. Vicente Falcão (ES) - que nos brindou com a palestra "Desperte o líder que existe dentro de você". A proposta levou o grupo de gestores a variadas reflexões sobre liderança - construção e manutenção. O coach ajudou todos a compreender que nestes tempos, o mais importante que o líder tem a fazer é cuidar de perceber em que está a felicidade do outro. Por fim, uma análise conjuntural que fez todos compreenderem esse momento histórico que vivemos, e como liderar nele.



 Após breve intervalo, a DRP Luciana Vicente apresentou o projeto da Rede de Colaboração fazendo a proposta de estudo desse primeiro tema: Como fazer da minha escola, uma escola eficaz? Lembrou os ingredientes fundamentais que são o COMPROMETIMENTO, a COMPETÊNCIA TÉCNICA e a LIDERANÇA. Também explanou brevemente os "perfis de liderança e seus reflexos na gestão escolar" com base na pesquisa da professora Thelma Polon.



Grupo 1
Grupo 3


DISCUSSÃO EM GRUPO






Grupo 2
Grupo 4

Características-chave das escolas eficazes
Grupo 5
Os gestores escolares debateram em grupos as características-chave de Escolas Eficazes a partir de extrato da dissertação de mestrado de Luciana Vicente. E apresentaram suas considerações num rápido, mas vigoroso debate.






PLENÁRIA







GRUPO 1 – INTRODUÇÃO
GRUPO 2 – LIDERANÇA PROFISSIONAL; OBJETIVOS E VISÃO EDUCACIONAL COMPARTILHADA.
GRUPO 3 – AMBIENTE DE APRENDIZADO; CONCENTRAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM; ENSINO E OBJETIVOS CLAROS.
GRUPO 4 – ALTAS EXPECTATIVAS; INCENTIVO POSITIVO; MONITORAMENTO DO PROGRESSO.
GRUPO 5 – DIREITOS E RESPONSABILIDADES DO ALUNO; PARCERIA CASA-ESCOLA; ORGANIZAÇÃO ORIENTADA À APRENDIZAGEM.





 Ao fim, foi convidado o diretor escolar, professor Dr. Wagner Lima, que fez leitura dramática do poema "O laço e o abraço" de Mª Beatriz M. dos Anjos.


Os diretores escolares trouxeram produtos de seus municípios para compor a cesta ofertada ao professor Vicente Falcão.

Um gestor de cada município, a anfitriã Elizabeth Diniz e a DRP Luciana posam para esse álbum de ótimas lembranças.

Falcão, Monique (CGI), Luciana (DRP), Giovana (CE), Juliana (Inspeção) e José Luiz (CAA)

Mais fotos 
aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário