terça-feira, 27 de setembro de 2016

MEC Daisy na Noroeste FLuminense

No dia 13 do corrente mês, ocorreu uma capacitação voltada para os profissionais que trabalham nos Núcleos de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) sobre o Programa MEC Daisy, que é um software desenvolvido pelo MEC em parceria com a UFRJ que permite aos deficientes visuais a leitura e audição de livros no formato Daisy. Este formato (Digital Accessible Information System) é uma tecnologia que permite conjugar texto, áudio e imagens para representar conteúdos como livros, artigos, etc e transforma qualquer formato de texto disponível no computador em áudio, gravado ou sintetizado. O programa possibilita ao aluno o acesso às obras que não estão disponíveis em braile. Portanto, traz autonomia para o deficiente visual, com recursos de navegação bem simples.


A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braile (NAPPB) de Itaperuna, que funciona no C. E. Lions Clube.

Os Núcleos de Apoio funcionam em Itaperuna e São Gonçalo e são responsáveis pela produção de material em braile e em alto relevo para alunos cegos, e em escrita ampliada para alunos com baixa visão da rede estadual. Cabe também ao NAPPB oferecer aos professores cursos de braile e de confecção de materiais para alunos com deficiência visual.










Parabéns à equipe NAPPB pela iniciativa e também pela participação dos professores das Salas de Recursos dos seguintes municípios: Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Porciúncula, Laje do Muriaé e Itaperuna, pois sabemos do comprometimento de todos quando falamos de Inclusão.




“A maior deficiência é a deficiência de amar.”


A Regional esteve presente através da participação da coordenação de Ensino com Giovana e Lia Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário