segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dia do Inspetor Escolar na Noroeste

No dia 24 de agosto de 2016, a Coordenação de Inspeção Escolar da Noroeste Fluminense viveu momentos de grande valorização profissional em reunião ocorrida no auditório do C. E. Romualdo Monteiro de Barros com o Encontro de Inspetores Escolares da Noroeste Fluminense.



 “Foi uma tarde especial e de alta relevância para nós, Inspetores”, conforme relata a Inspetora Edineia – Natividade.


Idealizado e realizado pela dupla que hoje responde pela Coordenação de Inspeção Escolar da Noroeste Fluminense, Coordenadora Juliana André Magalhães e Assistente Rosimeri Noronha Cosendey, o encontro foi marcado por momentos de reflexão, autoavaliação profissional e valorização emocional.

Através de relatos de diretores e secretários da rede pública e privada de ensino da Noroeste Fluminense, foi enaltecido o trabalho do Inspetor, demonstrando sua importância. Pelos relatos dos presentes, resume-se em algumas palavras: o trabalho do Inspetor na Escola agrega segurança à gestão, pelo conhecimento da legislação, pelo apoio e orientação. Os Inspetores estão presentes na abertura de escolas e cursos (analisando documentações e espaços necessários); durante o percurso estudantil, analisando a vida escolar dos alunos, fazendo com que ele tenha garantido seu direito a uma educação de qualidade, e, ao encerramento de uma escola, ainda está presente a figura do Inspetor, analisando e emitindo documentos dos alunos oriundos de escolas extintas. A figura do Inspetor Escolar passou a ocupar cada vez mais um lugar de destaque no fazer pedagógico-administrativo e na organização positiva da vida escolar. O Inspetor Escolar, explica, interpreta e reinterpreta as determinações legais, avalia o seu impacto na vida da escola e discute como cumprir e acompanhar a aplicação das normas. O Inspetor está presente para dar suporte e segurança à Gestão da Escola dentro de um emaranhado legal.

Os Inspetores foram homenageados por um outro inspetor, que usou a natureza para significar a evolução desse profissional unindo os sons musicais para massagear o ego, nosso colega de trabalho, Professor Inspetor Escolar Sérgio Mattos, que nos prestigiou poeticamente, falando principalmente sobre a felicidade, pois acima de tudo, o inspetor é um ser humano e busca a felicidade a cada  instante da vida. Foi um momento mágico de motivação, que tocou profundamente os corações.

 













 Através de relatos do DRA, DRP e CRGP enfatizou-se a relevância profissional do inspetor escolar para o desenvolvimento da Regional e em prol da melhoria da educação, ressaltando que esse trabalho de parceria e integração teve diversos frutos positivos em toda a Noroeste.

 Outro momento culminante, de fortes emoções, foram as homenagens feitas por filho, marido e mãe de Inspetores, representando que ninguém nasce, cresce e tem sucesso sozinho, pois ao lado de cada inspetor tem um colaborador que vive cada processo de autorização, cada processo de escola extinta, pois isso lhes oferece grande suporte emocional e afetivo. Para saberem que nunca estão sozinhos.







 O Diretor da Diretoria de Inspeção Escolar-DICA, Professor Alessandro Sathler, homenageou os inspetores através de um áudio que os parabenizou não só pela data, mas pelo trabalho realizado ao longo dos anos de profissão, e também enviou um vídeo que enfatiza a simplicidade e a felicidade.




Um momento de muita emoção foi a performance de Charles Chaplin, interpretado através do talento da professora Ana Elvira Utrini, do município de Miracema.







Ainda, os homenageados foram honrados com a presença da Coordenadora de Escola Extinta, Marinete Castro, que veio do Rio de Janeiro, representando a Diretoria de Inspeção Escolar exclusivamente para prestar suas homenagens e presentear os inspetores com suas belas palavras, coroando a tarde inesquecível!



C
O
N
F
R
A
T
E
R
N
I
Z
A
Ç
Ã
O



 Por fim, o encerramento ficou marcado pela sábia frase de Marinete: “Podemos até contar, mas só quem estava presente pôde viver e sentir a emoção daquele momento!” 



Um comentário:

  1. Parabéns aos Inspetores Escolares.. SEMPRE Brilham os no ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Um beijo amigo. MLUCI

    ResponderExcluir