terça-feira, 18 de agosto de 2015

Accountability do "Conversa Pedagógica"

Colaborou Angélica - qui 13/08/15 08:55h

Com o objetivo de ouvir os anseios e orientar os Coordenadores Pedagógicos da Regional Noroeste Fluminense, a coordenação de ensino realizou várias reuniões em grupos organizados por proximidade geográfica.
Após serem ouvidos, os CPs responderam ao questionamento: COMO A COORDENAÇÃO DE ENSINO PODE AJUDAR NO SEU FAZER PEDAGÓGICO?
As respostas apresentadas apontaram uma variedade de situAÇÕES que ficaram registradas em uma “colcha de retalhos”, evidenciando a grande importância do CP. Afinal, ele é a figura que alinhava, que costura, que junta as ideias e as ações dentro da escola. É o costureiro que tece o fazer pedagógico.

Nesta primeira rodada foi feita sondagem das necessidades e anseios dos Coordenadores Pedagógicos. A partir daí, a CE organizou uma pauta de ações baseada no feedback apresentado: Educação para o Século XXI – já trabalhado; Presença Pedagógica – relacionamento Professor X Aluno; Orientações sobre análise de ID e IF, metas e resultados; Atribuições do CP e do Professor Articulador.
No 1º semestre, a "Conversa Pedagógica" fez a seguinte itinerância:
  • 01/04/15  -  inauguração do ciclo com CPs das escolas de  Natividade, Porciúncula e Varre-Sai.
  • 11 e 12/06/15 - a CONVERSA se deu em Itaperuna com as escolas próximas da sede.
  • 16/06/15 - foi a vez das escolas de Bom Jesus e Italva.
  • 17/06 - no 1º turno, a CONVERSA foi com CP de São José de Ubá, Pádua, Miracema e Laje do Muriaé. No 2º turno, Itaocara e Aperibé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário