quinta-feira, 14 de maio de 2015

Saúde nas Escolas


No C. E. Almirante Barão de Teffé, foram muitas as atividades:
- Montagem de murais informativos; 
- Trabalhos em sala de aula;
- Saúde e Alimentação: incentivo feito pelas erendeiras para que os alunos valorizem a merenda saudável;
- Cálculo do I.M.C. para comparação no final do ano letivo;
- Aulas diferenciadas de Educação Física, com participação de professores e funcionários.

















******************************************







O C. E. Lions Clube recebeu a nutricionista Clarisse Magalhães para palestra sobre "A INFLUÊNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS DIMENSÕES DA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E SOCIAL.




Após o descontraído bate papo, a escola ofertou ao alunos e convidados um lanche com muitas frutas e sucos.

 ******************************************



O C. E. Luiz Ferraz, sob a liderança das professoras de Educação Física Lidimaria Oliveira e Sarah Toledo, promoveu a SEMANA SAÚDE NA ESCOLA com momentos de lazer associados ao bem estar físico, desenvolvendo atividades lúdicas, cantigas e danças para o resgate de brincadeiras saudáveis valorizando o contato humano e o movimento.


 
 ******************************************


O Projeto “Alimentação Saudável na Escola” foi um momento estratégico para abordar o tema alimentação, com atividades que envolveram algumas turmas do Ensino Fundamental do C. E. Dr. José Bastos França.









No período de 27 a 30 de abril/2015 aconteceu uma mobilização, porém, o tema será abordado durante todo o ano em curso, de acordo com os conteúdos preestabelecidos no currículo da escola.






 ******************************************


 No I. E. Éber Teixeira de Figueiredo, a professora Fernanda Azevedo, durante o 1º bimestre, trabalhou com seus alunos do 8º ano do EF o tema “Obesidade Infantil”, utilizando artigos de divulgação científica, fazendo reflexões, levantando questionamentos e inserindo em suas avaliações textos referentes ao assunto.





 ******************************************




No C. E. Cel. José Rosa da Silva teve aulas sobre alimentação saudável em todas as turmas.






Também houve cálculo do IMC de cada aluno. 

*****************************************





No C. E. Pedro Baptista de Souza, o colóquio foi sob a égide de que "beleza põe-se à mesa". Para vencer a resistência aos legumes e verduras, caprichou-se na apresentação das saladas.








 ******************************************




A Semana da Saúde no C. E. Manoel Rodrigues de Barros, foi desenvolvida do dia 27 a 30/04 e teve como objetivo principal promover a conscientização da comunidade escolar quanto à necessidade de cuidar da saúde e do bem estar, com foco na alimentação saudável e outras ações que promovam qualidade de vida.

 ******************************************


Aos 30 dias do mês de abril de 2015, foi realizado, na sala de leitura do C. E. Maria da Conceição Pereira Pinto, um café da manhã organizado por professores, com o objetivo de conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável, adequada ao bom desenvolvimento do organismo, promovendo assim o bem estar físico e intelectual.






******************************************



A Semana da Saúde no C. E. Laurindo Pita teve peças teatrais sobre atendimento no SUS, alcoolismo, dengue e tabagismo; videoentrevista sobre exercício físico e a saúde; campanha nas ruas sobre alcoolismo, hipertensão e diabetes; desenvolvimento de pesquisas acerca das DSTs; visita ao Posto de Saúde; levantamento das doenças mais comuns na comunidade; mais videoentrevista sobre alimentação saudável; aula sobre o uso consciente dos medicamentos; e muito aprendizado.






******************************************





CIEP - Anaíde Panaro Caldas




  • Palestra envolvendo todas as turmas (9º ano do E.F. e 1ª, 2ª e 3ª séries do E. M. Curso Normal) com a nutricionista do IFF/Pádua Renata, abordando o tema "Alimentação Saudável e Transtornos Alimentares”; 




  • Oficinas sobre Alimentação Saudável com alunos do curso de Pedagogia da UFF;
  • Participação das merendeiras no Programa Cozinha Brasil parceria do Rotary e SESI, sobre alimentação saudável, utilização e reaproveitamento de alimentos.



 ******************************************


Aconteceu no dia vinte e nove de abril de 2015, no C. E. Alcinda Lopes Pereira Pinto, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, uma palestra sobre a importância da alimentação para o organismo humano.








Foram abordados temas como produção orgânica de alimentos, alimentos saudáveis e energéticos, higienização no preparo e receitas de saladas deliciosas, incluindo também sobremesas com a utilização de frutas. 




******************************************

Foi realizado com os discentes do C. E. Dr. Leonel Homem da Costa uma conscientização sobre a alimentação saudável e os alimentos que devemos consumir constantemente. Na oportunidade, apregoou-se que hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa e com orientação de um profissional da área de saúde.





******************************************




O C. E. Senador Sá Tinoco usou as aulas de Educação Física para trabalhar com os alunos do Ensino Médioos os perigos da alimentação desregrada quanto a saúde e doenças relacionadas à obesidade. Foi apresentado um episódio do seriado "Quilo por Quilo" (Extremal Makeover) onde pode-se ver a dificuldade causada pela obesidade mórbida e a necessidade de uma alimentação saudável e prática de exercício.
Com o ensino fundamental desenvolveu-se a pirâmide alimentar e quais os melhores alimentos para cada idade. Foi apresentado também um episódio do seriado "Castelo Rá-Tim-Bum" que demonstra que devem ser priorizados os alimentos em relação as guloseimas.


******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário