quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Risolia visita escolas, planta “Árvore do Ideb”, certifica alunos com Mérito OBMEP e é declarado “nosso amigo” no Noroeste Fluminense.

Em sua 5ª visita à Região Noroeste, o secretário de educação Wilson Risolia conheceu o CE Roberto Silveira, o CE Alcinda Lopes, CE Gov. Roberto Silveira, IE Éber Teixeira de Figueiredo e o CE Padre Mello. O secretário foi recebido pelos diretores regionais – profª Luciana Vicente (pedagógica) e prof. Luiz Paulo (administrativo) –, por coordenadores, professores, diretores e populares no campo do Alvorada.
Seguindo em comitiva para o IE Éber T de Figueiredo, todos foram agraciados pela fanfarra do CE Marcílio Dias – um show!

O mais bonito ainda estava por vir na quadra do colégio. Os alunos, professores, diretores, pais e pessoal de apoio que enchiam a arquibancada aplaudiram Risolia enquanto estendiam uma grande faixa com a inscrição: “Bom Jesus levantando a bandeira da educação”. 
 
 A diretora Marta Lúcia fez um caloroso discurso de boas-vindas ao secretário para em seguida, trazer à quadra uma série de apresentações de alunos das escolas estaduais do município com destaque para uma inspirada apresentação de representação de obras de Portinari com mise-en-scène de uma trupe do Instituto.

O secretário ficou muito à vontade para se dirigir a todos agradecendo a confiança e o empenho de diretores, professores, alunos e suas famílias. Lembrou suas origens numa pequena escola de interior e exaltou a participação dos pais/responsáveis como característica da região Noroeste.
O diretor Luiz Paulo – muito exultante em sua terra natal –, lembrou as mudanças fundamentais empreendidas na gestão Risolia, e as obras de infraestrutura que são feitas nas UEs. Em seguida, a diretora pedagógica – Luciana Vicente – fez discurso sobre o Ideb e o desafio de continuar melhorando a aprendizagem dos nossos jovens. Elogiou o cuidado que o secretário tem com a educação e de como ele não perde de vista o “quanto há de VIDA HUMANA sob os números.”
Luciana aproveitou ainda para lançar o projeto “Árvore do Ideb” que visa a plantar em cada escola e na sede da Regional uma muda de árvore para simbolizar o desafio que temos com o crescimento da proficiência de nossos alunos. E convidou Risolia para que junto com um diretor, um professor, um aluno e um pai/responsável plantasse no jardim do éden – ou melhor – do Éber uma muda de Bauhinia forficata (pata de vaca).
Após plantarem o compromisso com a sustentabilidade dos números do Ideb simbolizado numa muda de árvore, todos se dirigiram para as dependências da AABB onde foi servido um delicioso almoço com direito a farta sobremesa e a música ao vivo civilizada.
 
O Secretário fez uma itinerância pelo município visitando o CE Roberto Silveira inspecionando instalações e funcionamento, o CE Alcinda Lopes P. Pinto onde descerrou placa 
alusiva às melhorias de infraestrutura.
Esteve ainda no  CE Gov. Roberto Silveira que também recebeu obras de infraestrutura.
  
Risolia na recepção do CE Padre Mello
Por fim, Risolia dirigiu-se, já às 19 horas, ao CE Padre Mello onde era esperado para a cerimônia de Certificação de Menção Honrosa aos alunos e alunas destacados na OBMEP/2011.
  


A Cerimônia de Certificação foi uma programação que reuniu as redes federal, estadual e municipal. Onze entre doze secretários municipais prestigiaram o evento onde acorreram diretores, professores, pais/responsáveis e alunos e alunas lotando ao auditório do CE Padre Mello.
Também presente ao evento, o Coordenador Regional RJ01 da OBMEP – profº Marcelo da Silva Corrêa – que veio para, além de Certificar os destaques da região, animar as famílias e os alunos para a 2ª fase da OBMEP que acontecerá no sábado dia 15/09 nas escolas pólo. Após a composição da mesa com as presenças ainda da secretária municipal de educação de Bom Jesus – Sílvia Elena, da diretora Édma Mascarenhas da escola anfitriã e da articuladora regional da OBMEP – profª Giovana Figueiredo, o cerimonial convidou todos a cantarem o Hino Nacional Brasileiro tendo de fundo uma exposição de slides com fotos da região Noroeste – cidades, monumentos, escolas e pessoas.


Nos discursos da cerimônia a tônica foi a “janela de oportunidades que se abre na rede estadual para os alunos do Ensino Médio” e a importância da participação da família neste empreendimento – como destacou o secretário Risolia; a robustez dos resultados da região – conforme enfatizou Luciana; o agradecimento pela luta dos alunos – no dizer de Luiz Paulo; o direcionamento de carreiras e do sucesso que acompanham os medalhistas OBMEP pelo Brasil afora, –enfatizado por Marcelo Corrêa. 
 
Todas as considerações foram muito bem compreendidas e aplaudidas pelo público. Isso culminou no momento mais caloroso da noite: a fala da profª da rede estadual e secretária de educação do município de Aperibé – Cássia Amim – que lembrando um aposto usado pelo mestre de cerimônia, Leonardo, no início do evento, deu o “título” de NOSSO AMIGO ao secretário Wilson Risolia.


A cerimônia foi uma festa bonita e agradável. Dava para ver a satisfação entre os pais/responsáveis e os alunos certificados com a Menção Honrosa, seus professores, os diretores, os secretários municipais de educação no palco do auditório e posando para a posteridade como uma promessa alvissareira da melhoria contínua da educação no Estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Parabéns às escolas, professores e alunos por abrilhantarem a cerimônia da OBMEP.
    Vocês se destacam sempre!
    Diretoria Regional Pedagógica

    ResponderExcluir