sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resultação completa com sucesso o ciclo em Itaperuna

Alunos do CE Dez de Maio sob o olhar atento do prof. Luiz Claudio
Completou-se o ciclo de Resultação nesta quinta-feira (19/04) no CE Romualdo Monteiro de Barros em Itaperuna. Foi uma festa diligentemente preparada pelos IGTs Aparecida, Candinha, Isabel e Márcia com a ajuda dos diretores das escolas. Para receberem professores, coordenadores e diretores, conceberam um encontro marcado pela descontração e pelo espírito de corpo. Ao som de “É preciso saber viver”, uma dupla de alunos do CE Dez de maio deram um show de recepção e fizeram também o louvor com que se iniciou a tarde de encontro da Resultação.
A Diretora Pedagógica, Luciana Vicente, deu seu recado inicial explicando os objetivos do encontro e convidando todos para cantar o Hino Nacional enquanto fotos das escolas, e de atividades pedagógicas com os alunos, eram passadas num telão. Luciana fez também a chamada dos presentes por categoria: os professores de língua portuguesa se levantavam ao som de um mix de “Dire Strait” com o hit “Para nossa alegria” e, assim todos os professores de matemática, de física, de química, de biologia, diretores, membros de equipe, IGTs, coordenadores pedagógicos, por sua vez, iam recebendo os apupos da plateia. Foi um momento de descontração muito impactante e divertido.


Luciana fez exibir um vídeo do famoso Daniel Godri em que fala dos desafios de mantermo-nos como bolas-cheias a despeito das pressões feitas todo dia, por todo tempo, em todo lugar pelos bolas-murchas. E aproveitou para inverter a pauta convidando a diretora Maria Inês Figueira para apresentação de sua “boa prática”. Inês distribuiu um modelo de “cadernetinha” onde os alunos controlam as datas das avaliações, inclusive as de larga escala, as notas alcançadas e um sistema de cores em relação às metas e explicou como os alunos de sua escolas têm agora mais controle sobre os resultados alcançados e a serem obtidos. 
Houve também grande interesse de todos quando o diretor adjunto do CE Chequer Jorge – Alexsandro – mostrou como sua escola tem se preparado para viver o Saerjinho deste 1º bimestre: apropriação dos resultados, simulado da avaliação e aulas de reforço dadas voluntariamente pelos professores.
Surpresa para o prof. Lício

Nossa IGT Candinha capitaneou a primeira parte de um sorteio de brindes oferecidos pelas escolas contemplando apenas a professores. Então Luciana convidou todos para cantar “parabéns pra você” em homenagem ao diretor do CE Romualdo Monteiro de Barros – prof. Lício Boechat. Um bolo foi trazido para o auditório pelos colegas da escola que sediava o encontro.
Então chegou a hora do lanche. O amplo refeitório da escola ficou repleto de uma variedade incrível de comes e bebes. Os amplos e verdes pátios da escola propiciaram ainda um ar bucólico de convescote ao agradável clima de festa do encontro de pessoas, velhas conhecidas, que há tempos não se encontravam.
 No retorno aos trabalhos, o coordenador de Avaliação e Acompanhamento – prof. José Luiz – falou da construção das Avaliações de larga escala enfatizando seus objetivos e a leitura dos seus resultados. Enfatizou a mudança que está em curso na educação brasileira que, depois de “vencida a exclusão e vicejada a permanência, esta é a hora de garantir a aprendizagem”. Alertou para o importante número de alunos que ainda estão na faixa de Baixo Padrão de Desempenho. Pontuou a necessidade de “não ficarmos satisfeitos com os resultados da Regional”, pois mesmo tendo números confortáveis entre todas, é preciso admitir que há muitíssimo a se fazer a fim de chegarmos a uma educação de qualidade.
Márcia tendo ao fundo Ruizinho, nosso sonoplasta
 Por fim, tomando a palavra, a coordenadora de ensino pediu que os encontristas que já houvessem lido a Portaria conjunta 174/2011 levantassem a mão. Márcia Crespo ficou visivelmente surpreendida e satisfeita com a grande maioria que tinha conhecimento do que ela chamou de “Bíblia” da educação no Estado. Posto isso, a coordenadora enfatizou, tendo também por base a LDB, a necessidade de se colocar em prática a recuperação paralela de conteúdos, e seu registro, como direito do aluno e compromisso da escola. Disse ainda que os professores não estão sozinhos na superação dos desafios do processo de garantia da aprendizagem dos alunos: “estamos juntos, somos parceiros na construção de alternativas de superação”.
Luciana no meio das Inteligentes, Gostosas e Talentosas:
 Candinha, Aparecida, Márcia e Isabel
Eram já 17 horas e 30 minutos quando Luciana e Candinha sortearam as últimas 15 prendas entre os professores e, ao som de “Eu acredito na rapaziada”, deram por encerrado o encontro agradecendo a todos e lembrando aos diretores de UEs que as avaliações – Saerjinho 1º bimestre – estavam disponíveis na sede da Regional Noroeste.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário