domingo, 15 de abril de 2012

4º Encontro de Resultação da Noroeste Fluminense

As escolas de Miracema e Santo Antônio de Pádua usaram o Teatro Municipal para fazer rolar a festa neste dia 12 de abril. A banda pop do CE Barão de Teffé recebeu os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e a equipe da Regional ao som de Legião Urbana, fazendo todos cantar juntos.


Nosso mestre de cerimônia, Celimar – Diretor do CE João Maurício Brum –, após o Hino Nacional, fez a chamada das escolas: CE Almirante Barão de Teffé, CE Leonel Homem da Costa, CE João Maurício Brum, CE Rui Guimarães de Almeida, CE Temístocles de Almeida, CE Pedro Baptista de Souza, CIEP 469 - Anaíde Panaro Caldas, CE Deodato Linhares, CE Dr. Ferreira da Luz, CE Manoel Rodrigues de Barros, CE Prudente de Moraes, CIEP 267 - Maria Aparecida Lima Souto Tostes e Instituto de Educação de Miracema.

Foi muito emocionante ver os professores se levantando, com orgulho e espírito de pertencimento, à medida que suas escolas eram anunciadas. 

Nossa Diretora Pedagógica abriu os trabalhos convidando o professor Alexsandro que, neste dia, não pôde ficar entre nós, em razão de outro compromisso. Entretanto, o mais novo diretor adjunto do CE Chequer Jorge, deixou seu recado de incentivo e de crença no que estamos fazendo pela educação de nossas crianças nessa nova e definitiva página da SEEDUC. Após convocar os presentes a não deixar que os bolas-murchas nos contaminem, Luciana Vicente abriu espaço para o famoso coral da escola da Diretora Jaraney Camacho.

 As crianças nos encantaram com a paródia que pedia “abençoa, Senhor, as escolas! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!”
Em seguida, o Coordenador de Avaliação – prof. José Luiz – deu início à súmula do Curso de Apropriação de Resultados na perspectiva de apresentar aos encontristas um pouco da história da construção das avaliações de larga escala e a compreensão de seus resultados. 
Nesse mister, o professor falou de Matriz de Referência, Escala de Proficiência, Saerj e Saerjinho e os resultados de algumas de nossas escolas. Levou os presentes a refletirem sobre os Padrões de Desempenho dos alunos de nossa Rede, questionando se estávamos satisfeitos tendo tantos discentes com proficiência abaixo dos padrões Intermediário e Adequado. Disse ainda que “não podemos sentar sobre os louros, pois nada murcha mais rapidamente. É preciso melhorar mais, dar mais de nós novamente e sempre.”

Antes do intervalo para o lanche – diga-se de passagem, uma Festa de Babette – Os IGts, Ledimar e Sandro capitanearam uma grande surpresa para a nossa Diretora Luciana: adentrou o teatro um bolo de aniversário, com vela e tudo, ao som de “Parabéns pra você” entoado por todos para comemorar antecipadamente seu aniversário (13/04). Luciana experimentou na pele a epígrafe com que define esses profissionais da educação do Baixo Noroeste: “aquele povo da banda de lá consegue transformar tudo em festa.” 

E foi novamente com festa que todos retornaram do "refreshments": alunos e alunas da escola da diretora Aparecida Ornelas deram um show de street dance, “para noooooosa alegria”.
A Coordenadora de Ensino – Márcia Crespo – serenamente mostrou as Pistas de Superação lançando mão da LDB e da Portaria SEEDUC/SUGEN nº 174/2011. Lembrou a todos que a recuperação paralela deve ser uma prática, a garantia de um direito dos nossos alunos e alunas. E convidou os docentes a experimentarem todas as ferramentas capazes de possibilitar aos discentes a recuperação dos conteúdos.
Houve tempo para que os presentes pudessem assistir a uma aula sobre Gêneros Textuais na vertente ambiental proferida pela professora Isabel, que mostrou, com sua boa prática, como pode ser muito agradável e útil estudar linguagem e comunicação usando a tipologia dos gêneros.
Por fim, a diretora Luciana expôs como as Matrizes de Referência podem ser usadas por professores de outras áreas não “cobradas” no Saerjinho. E como isso pode servir para unir mais e mais a escola em torno da aprendizagem em nossas salas de aula.
Backstage da comemoração
Plateia atenta

Gente atenciosa
Gente divertida
Gente satisfeita
Gente que tem a cara da Festa da Resultação
         







A cara da Festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário