quarta-feira, 11 de abril de 2012

3º Encontro de Resultação da Noroeste Fluminense

Teve lugar no CIEP BRIZOLÃO 468  -  OLGA THURLER M. DA FONSECA o terceiro encontro de Resultação. Nossa Diretora Pedagógica, Luciana Vicente, abriu a conversa com os professores, diretores e coordenadores pedagógicos de nossas escolas dos municípios de Varre Sai, Porciúncula e Natividade falando sobre o novo momento que vivemos na Educação do Estado do Rio de Janeiro. Exemplificou a política de meritocracia nominando os professores que têm, por processo seletivo, chegado a cargos de gestão. Falou, ainda, do Plano da Regional para o ano de 2012 cujo foco é estar mais perto ainda dos professores nas UEs. Mostrou os resultados da Regional e levou os presentes a refletir sobre a emergência de avançarmos mais em termos de proficiência de nossos discentes.
Mais uma vez, pudemos contar com a fala apaixonada do professor Alexsandro – CE Chequer Jorge – que desta feita detalhou o Projeto de Metas (Boletim-ímã-de-geladeira) e as ações de mapeamento e visita às residências dos alunos da escola. Emocionou os presentes contando a história de uma aluna que perguntou ao Professor Marcos “se a gente pode ter mais de um sonho”. A aluna confessou que tinha o sonho de conhecer o mar e que irá se dedicar a alcançar seus objetivos, pois assim poderá fazer a prometida viagem até uma praia que a escola irá providenciar para os alunos que cumprirem suas metas.
A IGT Beatriz apresentou-nos a emocionada Coordenadora Pedagógica, professora Helen Nunes, que sintetizou em “boa prática” ações implementadas no CE José de Lannes Dantas Brandão que visavam conquistar a confiança dos alunos pelo respeito às suas diferenciadas demandas. Nesta oportunidade, a IGT Maria Angélica falou do trabalho feito em suas escolas também, elogiando os professores que fazem o que precisa ser feito com um olhar integral ao ser humano que é o aluno.
Após o lanche compartilhado, o Coordenador de Avaliação – José Luiz – explanou a história da construção das avaliações de larga escala se detendo nos conceitos de Matriz de Referência, Escala de Proficiência e Teoria de Resposta ao Item e nos resultados por Padrão de Desempenho dos alunos da Rede.
Já era noite quando a professora Márcia Crespo – Coordenadora de Ensino – encerrou o encontro fazendo todos refletir sobre a importância de marcar nossos alunos e alunas por um comportamento que os leve a conhecer melhor sua história para mudar seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário